sábado, 10 de maio de 2008

Dia do Trabalhador no Real Conquista

A vida da maioria da população, aquela que vive nas periferias do mundo, é marcada pela morte. Pela morte do amigo, pela própria morte de todos os dias (um pouco de fome, um pouco de frio, um pouco de desespero), a morte de bala ou de doenças curáveis. E a morte marca a luta daqueles/as que querem construir um mundo com dignidade e justiça. A luta dos/as que moram na periferia é não só para viver melhor, mas para não esquecer dos que morreram. Assim, a luta de classes é determinada pelos que morreram nela, lutando por moradia, contra a exploração, por terra, ou que morreram porque existiram alguma vez. A luta pelas coisas materiais e brutas se manifesta na coragem, astúcia, humor e firmeza que se alimenta de todos/as os/as que já caíram.

A estratégia dos poderosos sempre foi não viver do passado. Eles podem esquecer do passado, porque não é o irmão e a irmã deles que não estão presentes. Para os poderosos, o esquecimento é uma arma para a dominação. Porque a lembrança de como chegamos até aqui é repugnante, aterrorizante. Assim, a luta dos oprimidos sempre foi uma luta também pela memória. Pela memória de nossos mortos. Para não esquecer que muitos caíram sem porquê.

Na poesia, é a morte que está presente quando o tema é a luta por justiça. Pablo Neruda quase morreu para escrever o Canto Geral: "A poderosa morte me convidou muitas vezes: / era como o sol invisível nas ondas, / e o que seu invisível sabor disseminava / era como metade de afundamentos e altura / ou vastas construções de vento e nevasca." O povo está presente "fundido nas névoas, / desamparado nos rincões / e nos porões da terra"; "a grande serpente os devora, / e diminui, e os tritura, / e lhes cobre de baba maligna, / e os atira pelos caminhos, / e os mata com a polícia, / e os faz apodrecer em Pisagua, / e os encarcera, e os cospe, / compra um Presidente traidor / que os insulta e persegue, / e os mata de fome nas planuras / da imensidade arenosa." E as bandeiras de luta, "O povo as bordou com sua ternura, / coseu os trapos com seu sofrimento". No chamado dos mortos que se anuncia a continuação da luta: "Hei de chamar aqui como se aqui estivessem. / Irmãos: sabei que a nossa luta continuará na terra / (...) / Estará a nossa luta em todas as partes, / e em nosso coração, estas bandeiras / que presenciaram vossa morte, / que se empaparam em vosso sangue, / serão multiplicadas como as folhas / da infinita primavera".

(...)
continua em: http://www.sonhoreal.org
postado por dedeco

Nenhum comentário: